Mundo

Vídeo: A Janela Azul, de Malta, como nunca a viu e nunca a verá

A Janela Azul, na ilha de Gozo, em Malta, era mais do que um ícone turístico. Era um local de culto, imagem de marca de toda a região do Mediterrâneo. Nesta quarta-feira, colapsou, em resultado da erosão e apesar de diversos alertas para esse problema, que ameaçava a encerrar aquele pedaço de pedra feito obra de arte natural.

Houve quem previsse o perigo de colapso e há quem garanta que nada nem ninguém poderia evitar que a janela se encerrasse. A força do mar é incontrolável e incontroláveis são também os seus efeitos. Os ventos fortes demonstraram a fraqueza da estrutura.

Nesta quarta-feira, a  ilha de Gozo perdeu, assim, um dos seus grandes símbolos, cumprindo-se, precocemente, um tempo de vida curto. Alguns geólogos tinham avançado, há quatro anos, que a Janela Azul fosse destruída em poucas décadas.

Aquela sentença de morte foi sempre ignorada, assim como os avisos sucessivos para que os turistas não trespassassem aquela espécie de ponte.

A Janela Azul inspirou fotos e vídeos, aos milhares, feitos de forma mais profissional ou mais recreativo. Este é um deles. Veja a Janela Azul, como nunca a viu e como nunca a verá.

Em destaque

Subir