TV

Vídeo: Jaguar em vias de extinção abatido por causa da tocha olímpica

A tocha olímpica, símbolo da grandeza da Humanidade, foi fatal para o jaguar Juma. A ‘onça’ foi obrigada a posar para a fotografia, acorrentada, e depois abatida com um tiro de pistola. De acordo com o Exército, tentou fugir e, no desespero, ia atacando um militar.

Mais rápido, mais alto, mais forte, mais polémico. A passagem do testemunho da tocha olímpica em Manaus, no Brasil, levou à morte de um animal de uma espécie ameaçada.

O incidente ocorreu no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), onde o jaguar que o exército tinha adotado como mascote, Juma, foi obrigado a posar, acorrentado, ao lado da tocha olímpica.

A ‘onça’, resgatada (e adotada) pelo exército em 2014 após os caçadores furtivos terem abatido a mãe, aproveitou um momento de distração durante a cerimónia para tentar fugir, o que levou os militares a dispararem dardos tranquilizantes.

Em desespero e enquanto os tranquilizantes faziam efeito, Juma terá tentado atacar um soldado, tendo sido abatida a tiro de pistola.

“Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipa de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, adiantou o Comando Militar da Amazónia, citado pela agência de notícias Amazônia Real.

A organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já admitiu ter errado “ao permitir que a tocha olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado”.

Em destaque

Subir