Nas Notícias

Vídeo: Intérprete gestual do funeral de Mandela era fraude e não traduziu qualquer discurso

interprete falso 400 Associações de língua gestual acusam intérprete de fraude, na ‘tradução’ dos discursos do funeral de Nelson Mandela, que mereceram transmissão em direto para diversos países, a partir de África do Sul, nesta terça-feira. “Ele não traduziu nada. Parecia que estava a espantar moscas”, afirmou Cara Loening, diretora do centro de linguagem gestual da Cidade do Cabo.

As imagens de um intérprete de língua gestual falso correm mundo e estão a revoltar os sul-africanos, que encaram esta fraude como um insulto à memória de Nelson Mandela.

O ato ocorreu durante a cerimónia do funeral de Mandela, ontem, no Estádio de Soweto. Um homem surge ao lado de quem discursa e faz gestos que se subentendem ser de língua gestual.

No entanto, tratava-se de uma fraude, que a Federação Africana de Surdos já denunciou, de acordo com o ITV News. “O homem estava a fazer os gestos que pretendia e não a traduzir qualquer discurso”, garante aquela federação.

Perante esta fraude, surgem diversas reações de revolta e incredulidade, não apenas pela aparente brincadeira – durante uma cerimónia oficial de uma personalidade tão importante como Nelson Mandela – mas também pelo facto de a organização não ter contratado um profissional em língua gestual para servir de intérprete aos diversos discursos da cerimónia.

O caso gerou também muitas perguntas. Quem é o homem? Com que objetivo fez de falso intérprete? Em declarações à agência Reuters, Delphin Hlungwane, intérprete de língua gestual africano, revela que “ninguém sabe quem é nem sequer o seu paradeiro”.

“Ele não fez nada, não se viu nem sequer um gesto. Limitava-se apenas a abanar os braços. Parecia que estava a espantar moscas da cara e da cabeça”, afirmou a diretora do centro de língua gestual da Cidade do Cabo, Cara Loening, que fala em ultraje.

“A comunidade de surdos da África do Sul sente-se ultrajada. Ninguém sabe quem é o intérprete”, acrescentou Cara Loening.

O vídeo foi parar às redes sociais e gerou na comunidade mundial um misto de incredulidade e revolta. Veja as imagens do falso intérprete:

Mas este episódio de fraude do intérprete não foi o único a marcar a cerimónia do funeral de Nelson Mandela. Além da homenagem a um homem eterno, a cerimónia proporcionou um aperto de mão promovido por Barack Obama a Raúl Castro, visto como uma aproximação entre EUA e Cuba, países historicamente de relações cortadas.

No entanto, esse gesto ganhou contornos políticos e serviu de arma de arremesso do Partido Republicano, que acusou Obama de se aproximar a um “tirano impiedoso”.

“Quando um líder do mundo livre aperta a mão cheia de sangue de um tirano impiedoso como Raúl Castro, esse gesto torna-se num golpe de propaganda para o tirano”, disse Ileana Rós-Lehtinen, do Partido Republicano.

Em destaque

Subir