Desporto

Vídeo: Insultos racistas contra jogadores do Manchester City, ou “Hulk”?

fcporto_city_rolandoAcaba de ser publicado no Youtube um vídeo com os alegados insultos racistas aos jogadores do Manchester City, Balotelli e Yaya Touré, a partir da claque do FC Porto. O diretor de Comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, desmente e refere que o que parece ser imitação de macacos é o conhecido grito de apoio “Hulk, Hulk, Hulk”. Veja as imagens.

Um insulto racista a Balotelli, ou um grito de incentivo a Hulk? Os adeptos do Manchester City tornaram hoje público o vídeo em que, segundo sustentam, os adeptos do FC Porto imitam macacos, numa atitude racista contra o jogador do Manchester City.

Rui Cerqueira, diretor de Comunicação do FC Porto, sustenta que a claque portista estaria a entoar um cântico de apoio a Hulk, que pode ser confundido com a imitação de um macaco, e afasta qualquer comportamento racista no embate frente ao Manchester City.

O caso foi suscitado ontem, depois do jogo da Liga Europa, entre as duas equipas. Os jogadores Yaya Touré e Mario Balotelli revelaram que foram alvo de racismo, com cânticos que se entoaram durante o jogo e no momento das substituições. O caso passou despercebido e, segundo a imprensa inglesa, os dois jogadores queixam-se de ouvir “imitações de macacos”.

A queixa dos jogadores terá partido de Mario Balotelli. Depois do encontro, o jogador do Manchester City reportou o caso. Quando Yaya Touré tomou conhecimento da queixa de Baloteli, revelou que também ouviu os cânticos e que julgou serem dirigidos a si.

Balotelli foi substituído por Kun Aguero, aos 78 minutos, e conta que, nesse momento, voltou a ouvir os cânticos. Touré confirma ter ouvido o mesmo aquando de um protesto que levou a cabo, junto de Cuneyt Cakir, árbitro da partida.

Em declarações à Sky News, Yaya Touré foi mais longe: “Esta é a razão pela qual gostamos da Liga Inglesa… Lá, isto não nunca acontece…”. A UEFA deverá analisar os alegados cânticos, mas a Rádio Renascença garante que até ao final da manhã de hoje não tinha chegado qualquer queixa do Manchester City àquele organismo.

As imagens foram divulgadas hoje, mas Rui Cerqueira reitera que não houve qualquer insulto racista. Veja as imagens.

Em destaque

Subir