Nas Notícias

Indiano queixa-se de dores na boca e removem-lhe dentes: foram 232

indiano 232 dentes 400 Um adolescente indiano de 17 anos foi ao hospital queixando-se de dores na boca. Sofria de odontoma, um tumor que faz ‘nascer’ dentes na gengiva. Nos casos mais graves, são entre 30 a 35: ao operarem Ashik Gavai, os médicos retiraram um total de 232 dentes!

Um adolescente indiano sentiu um inchaço no lado direito da face e procurou apoio médico no Hospital J.J, em Mumbai. Ashik Gavai foi submetido a exames, que permitiram detetar um raro caso de odontoma, um tumor benigno que se manifesta através da criação de inúmeros dentes por parte de uma única gengiva.

Ashik Gavai foi submetido a uma intervenção cirúrgica que permitiu retirar todos os dentes em excesso. Os médicos contaram 232 dentes a mais, que foram removidos, numa operação que durou cerca de sete horas.

De acordo com Sunanda Dhiware, chefe do departamento de odontologia, os doentes, de pequenas dimensões, surgem por debaixo da gengiva em grande quantidade.

“Assim que foi feito um corte na gengiva, surgiram dentes muito pequenos, que se assemelham a pérolas.

Foi uma operação exaustiva… Conseguimos contar 232 dentes extraídos”, revela, com declarações à BBC.

O odontoma já é uma doença rara. E casos como o do indiano Ashik Gavai ainda mais raro se torna, porque, normalmente, são retirados da gengiva cerca de 30, 35 dentes, nos casos mais graves. Mais de duas centenas é muito pouco comum.

Ashik tinha o tumor na parte inferior da mandíbula, numa zona muito profunda. Somente nos últimos tempos o tumor se manifestou.

E mesmo assim Ashik Gavai esteve um mês sem ir ao hospital, apesar de ter muitas dores, segundo revela o próprio pai.

Em destaque

Subir