Tecnologia

Vídeo: Índia entra na corrida a Marte e sonda MOM deve chegar a 24 de setembro

Mangalyaan 210Mangalyaan bigA Índia poderá tornar-se na primeira potência asiática a colocar uma sonda em Marte, depois dos falhanços de China e Japão. A nave Mangalyaan partiu hoje rumo ao ‘planeta vermelho’ levando a bordo a MOM, uma sonda que deverá pousar a 24 de setembro do próximo ano.

A China e o Japão tentaram e falharam, abrindo a possibilidade da Índia ser o primeiro país asiático a colocar uma sonda em Marte. Hoje, pelas 9h08 em Portugal continental, a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (a agência espacial indiana, ou ISRO na sigla internacional) lançou a Mangalyaan, a nave que transporta a sonda MOM (acrónimo de ‘Mars Orbiter Mission’).

As previsões apontam para que a Mangalyaan permaneça na órbita da Terra até ao próximo dia 1 de dezembro, data em que inicia uma viagem de 400 milhões de quilómetros até chegar a Marte. Com os cientistas a preverem uma viagem de 300 dias, a MOM deverá ‘amartar’ a 24 de setembro de 2014, a data em que é suposto pousar na superfície do ‘planeta vermelho’.

Se a missão for bem sucedida, apesar de ter custado ‘apenas’ 73 milhões de dólares, a sonda vai analisar a composição da superfície marciana, a topografia e a atmosfera do planeta, assim como procurar o gás metano.

Se as missões da China e do Japão falharam, as lançadas pela Agência Espacial Europeia, Estados Unidos e Rússia têm sido bem sucedidas. Contudo, ainda nenhuma potência conseguiu lançar uma missão tripulada e será essa a próxima aposta da Índia, que traça como meta o ano de 2016.

A aposta em Marte levou a Índia a cancelar a Chandrayaan-2, a segunda missão à Lua, numa iniciativa conjunta com a Rússia.

https://www.youtube.com/watch?v=Mo-KZV6hEHU

Em destaque

Subir