TV

Nos Açores, a Igreja permite aos jovens rezar pelo Facebook (vídeo)

Através do Facebook, a Igreja dos Açores permite aos jovens seguir as orações e rezar, duas vezes por dia, com publicações todos os dias. Se eles não vão à igreja, a igreja vai até eles. Veja o vídeo.

A Igreja Católica dos Açores encontrou uma forma inovadora de propagar a palavra de Deus até à população mais jovem: publicar orações numa página do Facebook.

Todos os dias, duas vezes ao dia, são divulgadas orações na rede social, que permitem aos mais jovens – por regra, mais afastados da igreja – receber a mensagem divina.

“A ideia surgiu numa conversa com alguns jovens. Estamos ainda numa fase muito amadora e inicial deste projeto do serviço diocesano da pastoral juvenil”, revelou à agência Lusa Norberto Brum, diretor da pastoral juvenil.

O objetivo é “fomentar” e “ensinar” a oração junto dos mais jovens, precisamente nas plataformas onde facilmente eles se encontram: nas redes sociais e, em especial, no Facebook.

A Pastoral Juvenil e Universitária – Diocese de Angra tem um espaço no Facebook, com mais de 600 membros.

O projeto de divulgar orações é muito recente: a primeira oração foi difundida na rede social no passado dia 17. Cada oração tem cerca de três minutos, em formato vídeo, cuja gravação contra com a preciosa ajuda do pároco local.

Nesta fase inicial, o projeto é desenvolvido de forma “muito amadora”, segundo reconhece o próprio diretor do serviço diocesano, mas com o passar do tempo poderá avançar para outro patamar.

Há novas ideias em agenda, como captar “mais vozes para gravar orações e ouvir testemunhos reais”, por parte dos jovens locais.

“São orações que nascem da nossa realidade e, sobretudo, do coração. Pretende-se fazer deste projeto um espaço de meditação e reflexão sobre vivência da fé”, realça o diretor do serviço diocesano para a pastoral juvenil.

Além das redes sociais, Norberto Brum, revela que o objetivo passa por chegar às rádios dos Açores, para que estas passem a emitir orações periódicas.

Além do grupo criado no Facebook, a Pastoral Juvenil e Universitária – Diocese de Angra criou também outra ferramenta: um site.

É uma ideia inovadora, que tem como finalidade abrir as portas da igreja aos mais jovens, aproveitando a força das redes sociais.

Veja um vídeo com uma oração, publicada no YouTube.

Em destaque

Subir