Mundo

Vídeo: Icebergue provocou alerta de tsunami

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque captou o momento em um icebergue de seis quilómetros se soltou de um glaciar no leste da Gronelândia, provocando um alerta de tsunami. Houve receio de que algumas partes do icebergue partissem, com efeitos nas marés e criação de ondas gigantes. Veja o vídeo.

Os cientistas que controlam o estado do glaciar captaram a gigantesca massa de gelo a desprender-se, registada em vídeo, no dia 22 de junho, depois de semanas acampados no glaciar Helheim.

O professor David Holland, da Universidade de Nova Iorque, afirmou que o vídeo mostra “três por cento da perda anual de gelo da Gronelândia a acontecer em 30 minutos”, condensados num vídeo mais curto com as imagens aceleradas.

“Parecia que havia foguetes a rebentar”, afirmou, descrevendo o que viu como “um acontecimento muito complexo, caótico e barulhento”.

Holland destacou que “a preocupação real é com a Antártida, onde é tudo tão grande que os riscos são muito mais altos”.

“A elevação global do nível do mar é inegável”, observa David Holland. As autoridades emitiram um alerta de tsunami.

De acordo com a agência Reuters, que cita um agente da autoridade, foi determinada uma área de perigo, com retirada de população dessa zona.

Houve receio de que algumas partes do icebergue partissem, com efeitos nas marés e criação de ondas gigantes.

A equipa de pesquisadores está a fazer estudos na costa da Groenlândia há mais de uma década.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=A2D4YA8HGX2H

Em destaque

Subir