Ciência

Vídeo: Ian, o tetraplégico que recuperou o movimento das mãos

Uma equipa de cientistas criou um sistema inovador que permitiu a Ian Burkhart, tetraplégico há cinco anos, recuperar o movimento das mãos. O ‘bypass cerebral’ é o milagre pelo qual este jovem norte-americano esperou, desde o dia em que se magoou gravemente. Veja o vídeo.

Ian Burkhart tinha 19 anos quando sofreu um acidente que viria a mudar a sua vida. Estava a nadar com um grupo de amigos, quando foi surpreendido por uma onda, que o atirou para banco de areia. Sofreu ferimentos graves no pescoço e ficou tetraplégico, incapaz de fazer qualquer movimento.

Desde então, manteve viva a esperança de que a ciência, um dia, fosse capaz de o ajudar a recuperar, no sentido de ser de novo autónomo. Pois bem, esse dia chegou.

Uma equipa de cientistas da Feinstein Institute for Medical Research in Manhasset (EUA) criou um ‘bypass cerebral’, que funciona através de um chip, colocado no cérebro de Ian, capaz de enviar sinais para uma matriz de elétrodos. Essa matriz está instalada numa ‘manga’ que este norte-americano adapta ao braço.

Através desse sistema, o jovem consegue transformar os seus pensamentos em movimentos, movendo a mão com um elevado grau de precisão, ao ponto de conseguir segurar um copo cheio de água sem verter, ou tocar guitarra.

Este mecanismo descodifica os desejos de Ian Burkhart e converte esses pensamentos em impulsos elétricos para a sua mão, ignorando os problemas causados pelos nervos danificados. Agora, Ian recuperou um grau surpreendente de controlo sobre a mão.

O êxito da história deste jovem será o êxito de outras pessoas com o mesmo problema.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir