Nas Notícias

Vídeo: O hotel abandonado dos Açores, o símbolo da ambição desmedida

O Hotel Monte Palace, situado nos Açores, vai ser visitado, nesta quinta-feira, dia em que a sua história será de novo contada, numa altura em que se assinalam os 40 anos da empresa que o mandou construir. Conheça este monstro da megalomania, que teve vida curta. Ou talvez não.

Foi o primeiro hotel de cinco estrelas construído nos Açores. Localiza-se na ilha de São Miguel e esteve aberto entre abril de 1989 e dezembro de 1990. Encerrou por falta de viabilidade económica.

Mas esta história tem outro capítulo. Apesar de fechado, o Monte Palace manteve-se guardado, para evitar atos de vandalismo. E mais uma vez, a falta de verbas atrapalhou os planos: obrigou ao fim da vigilância.

E assim o hotel ficou entregue à sua sorte. Tornou-se, por paradoxal que pareça, numa atração turística.

A “ambição desmedida”, como o autor deste vídeo carateriza, ganhou outra personalidade.

Deixou de ser apenas um hotel e passou a ser um símbolo da megalomania. Megalomania com números, dos 88 quatros, às 52 suites, passando pelos 27 quatros duplos, pelas quatro suites de luxo, ou mesmo pela suite presidencial.

O Monte Palace recebe nesta quinta-feira uma visita. Ressuscita para contar a sua história, numa forma de assinalar os 40 anos da empresa que mandou construir o edifício.

Razão mais do que suficiente para lembrar este monstro perdido na “ambição desmedida”.

Veja a reportagem, produzida por Jorge Loures, num trabalho brilhante, feito sem fins lucrativos e fruto de uma paixão.

Em destaque

Subir