Mundo

Vídeo: homem pássaro voa contra rocha a 193 km/h e parte só as pernas

jeb_corliss_1O ‘homem pássaro’, um norte-americano de 35 anos cuja profissão é saltar em queda livre, embateu contra uma rocha a 193 km/h. Do acidente, que ocorreu na África do Sul, resultou apenas um par de pernas partidas.

Jeb Corliss, um norte-americano de 35 anos, sofreu um invulgar acidente de trabalho: voou contra uma rocha a uma velocidade de 193 km/h. O caso deu-se na África do Sul, onde o ‘homem pássaro’ – assim conhecido pelo uniforme que usa nas quedas livres, como se pode ver numa publicidade portuguesa a um equipamento 4G – estava a executar um voo radical, conhecido como ‘human flight’ (voo humano).

Numa queda livre executada numa montanha em pleno parque natural de Table Moutain, a 16 de janeiro, Jeb Corliss foi traído pelo paraquedas, que não abriu quando era esperado. Em resultado dessa falha, o ‘homem pássaro’ embateu violentamente contra uma rocha. O acidente ficou registado em vídeo porque a estação HBO estava a filmar o saltador para um documentário.

De todo o brutal acidente resultaram… duas pernas partidas. “Corliss tem sorte em estar vivo”, desabafou o porta-voz do parque natural sul-africano. Valeu ao ‘homem pássaro’ o sangue frio e a experiência para conseguir abrir o paraquedas de emergência: foi o que o salvou, senão agora estava morto”.

As imagens só agora foram disponibilizadas porque Jeb Corliss já deixou a unidade de cuidados intensivos onde esteve hospitalizado nas últimas cinco semanas.

No currículo do ‘homem pássaro’, praticante de quedas livres desde os 18 anos, constam, entre outros, saltos das cataratas Salto del Angel (Venezuela), da Torre Eiffel (França) e da ponte Golden State (EUA).

Veja as imagens.

Em destaque

Subir