Nas Notícias

Vídeo: Hoje há vespa cozida em forno de abelhas

vespa cozida O prato do dia, hoje, é uma vespa gigante japonesa em forno de abelhas, também japonesas. É a defesa do enxame contra o invasor: quando a vespa entra na colmeia, as abelhas cozinham-na viva. Quem disse que a vingança se serve fria?

Portugal continua a combater a vespa velutina (‘vespa velutina nigrithorax’), uma espécie asiática que se alimenta das abelhas melíferas (‘apis mellifera’). Mas como respondem estas às atacantes?

As ‘primas’ japonesas das abelhas dão uma resposta: se uma vespa gigante japonesa (‘vespa mandarinia japonica’) se atrever a entrar na colmeia sem ‘reforços’ é cozinhada viva.

A explicação para este ‘ataque culinário’ reside num só ponto, perdão, num só grau: as abelhas conseguem suportar temperaturas de 47,8 graus centígrados, mas as vespas estão limitadas aos 46,1 graus.

Apesar da ‘mandarinia japonica’ conseguir matar 40 ‘melliferas’ por minuto, nunca deve entrar sozinha numa colmeia: torna-se, quase literalmente, em carne para canhão.

As abelhas envolvem a invasora e vibram para aquecerem. O resultado de um enxame inteiro a subir a temperatura faz com que a colmeia atinja uma temperatura de 47,2 graus centígrados, cozendo a insolente vespa.

Salte os 23 segundos de publicidade iniciais e veja uma análise cromotérmica deste ataque:

Em destaque

Subir