TV

Vídeo: Faz hoje 75 anos que os nazis começaram a perder a guerra

A Rússia não esquece a Grande Guerra Patriótica. Faz hoje 75 anos que Hitler traiu Estaline e invadiu a então União Soviética. Foi o princípio do fim do infame regime nazi.

Nos livros de História, a queda do III Reich ficou associada ao Dia D, o desembarque das tropas aliadas (EUA, Reino Unido e Canadá) nas praias da Normandia. Mas, do outro lado da antiga ‘cortina de ferro’, há uma outra versão.

Faz hoje, 22 de junho, 75 anos que as tropas alemãs entraram no território da União Soviética, violando o acordo que Hitler tinha feito com Estaline.

A invasão levou os soviéticos a mobilizarem-se para a Grande Guerra Patriótica, que na Europa de leste é considerada como o passo decisivo para a derrota final dos nazis.

Foi graças à desesperada resistência das tropas soviéticas, auxiliadas pelos rigores do inverno, que a Alemanha se viu confrontada com duas frentes de guerra numa força de tenaz: enquanto os soviéticos recuperavam e conquistavam terreno a oriente, os aliados ocidentais desembarcavam na Normandia (e Itália) e avançavam a ocidente.

Foram, aliás, as tropas soviéticas quem primeiro entrou em Berlim, num momento que ficou registado numa fotografia histórica: o desfraldar da bandeira da URSS no topo das ruínas do edifício que simbolizava o poder nazi, o Reichstag.

Em destaque

Subir