Desporto

Vídeo: Há uma equipa portuguesa entre as cinco mais “sujas” da história para o As

O desportivo espanhol As escolheu as cinco equipas mais “sujas” da história do futebol e na lista há uma formação portuguesa. O vídeo mostra ainda imagens da Seleção Nacional, mas neste caso como ‘vítima’ de outra das formações eleitas.

Esta escolha da publicação espanhola, subjetiva e polémica como todas, abre com o Wimbledon, a formação inglesa que no final dos anos 80 espalhou magia e, sobretudo, nódoas negras nos adversários.

Uma equipa, recorde-se, liderada pelo notório Vinnie Jones, que depois de deixar os relvados foi ‘dar lenha’ para o cinema.

Segue-se outra turma inglesa, o ‘Dirty’ Leeds, o colosso dos anos 60 e 70 que tanto podia jogar futebol como boxe.

Nessa equipa brilhavam Johny Giles, Jack Charlon e Norman Hunter, embora este ficasse mais conhecido como ‘Morde-pernas’.

Mas também há uma vaga, nesta lista das equipas mais “sujas”, para o futebol sul-americano.

Nos anos 60 e 70, os argentinos do Estudiantes de la Plata ganharam títulos e fama violenta.

Uma fama que não se ficou pelas quatro linhas, pois foi apurado que o plantel do Estudiantes fazia divulgar publicamente os problemas pessoais e familiares dos jogadores de clubes rivais: e, se não houvesse problemas, inventavam boatos.

Nesta lista de cinco do As, a quarta formação é uma seleção: a Holanda, entre 2006 e 2010.

Esta laranja era tão mecânica que moía os oponentes à pancada: no Mundial’2006, bateu o recorde de indisciplina, com 16 cartões amarelos e quatro vermelhos.

Nas imagens, é recordada a brutal entrada de Boulahrouz sobre um então (muito) jovem Cristiano Ronaldo.

E eis que termina o lote com uma equipa “suja” da “atualidade” e… portuguesa: Canelas 2010.

“Subiu duas vezes consecutiva para chegar à terceira divisão. Nos jogos, reinavam o antidesportivismo e ações de violência extrema. Ameaças a árbitros e comportamentos radicais dos fãs levaram a que ninguém quisesse jogar contra eles”, descreveu o As.

Veja o vídeo com as cinco escolhas do jornal espanhol como as equipas mais “sujas” da história.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=N5B2O2ADBXK3

Em destaque

Subir