Nas Notícias

Vídeo: Há água em cinco exoplanetas, comprova o Hubble

agua exoplaneta A atmosfera de cinco exoplanetas contém vestígios de água. A descoberta foi feita pelo telescópio da NASA: as imagens do Hubble, obtidas com uma câmara de alta performance,encontraram vapor de água em exoplanetas semelhantes a Júpiter.

Há água em cinco exoplanetas, de dimensão semelhante e superior à de Júpiter, mas apenas na atmosfera e em temperaturas que não permitem a existência de vida. A existência de vapor de água nas atmosferas foi comprovada pelo Hubble: o telescópio espacial da NASA tem uma câmara de alta performance que consegue, pela medição do comprimento das ondas de luz (emitidas pela estrelas), identificar a presença de h20.

“Detetar a atmosfera de um exoplaneta é extremamente difícil. No entanto, nós conseguimos obter um sinal claro: é água”, garante L. Drake Deming, da Universidade de Maryland (EUA).

Os vestígios de água existem nos exoplanetas WASP-17b, HD209458b, WASP-12b, 19b e WASP-XO-1-B, que têm um tamanho igual ou superior a Júpiter. Porém, a proximidade com as estrelas faz com que as temperaturas sejam extremamente altas, impossibilitando a existência de vida.

O vapor foi detetado pela Wide Field Camera 3, uma câmara que mede a luz emitida pela estrela “hospedeira” e a luz que é parcialmente absorvida pelo planeta. É a primeira vez que surge uma prova conclusiva da existência de água em planetas exteriores ao sistema solar, avançam os cientistas, num artigo publicado na revista The Astrophysical Journal.

Apesar do sucesso das imagens, as expetativas foram defraudadas: os sinais de água, que deve formar uma camada de neblina ou poeira sobre a superfície de cada exoplaneta, forma menos intensos do que o previsto.

Em destaque

Subir