Cultura

Vídeo: Há 50 anos, o Sgt. Pepper dos Beatles revolucionou a música

Passam hoje 50 anos da publicação mundial (no Reino Unido foi a 26 de maio) do novo álbum de uma das maiores bandas do momento. Mas Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band não foi apenas ‘mais um disco’ dos The Beatles: para a revista Time, foi “uma evolução histórica no progresso da música”.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o oitavo disco de estúdio dos Quatro de Liverpool, foi o primeiro a obter uma consagração à escala mundial e o primeiro trabalho de rock a ganhar o Grammy para Álbum do Ano.

Para assinalar o meio século de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o álbum é hoje reeditado e inclui dois temas ‘novos’: Strawberry Fields Forever e Penny Lane.

Os dois temas tinham sido lançados como singles e, por esse motivo, a editora EMI optou por não os incluir no álbum, contra a vontade de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Não incluir Strawberry Fields Forever e Penny Lane “foi o maior erro da minha vida profissional”, admitiu há anos o ‘quinto’ Beatle, o produtor George Martin: “O único motivo para ‘Strawberry Fields Forever’ e ‘Penny Lane’ não estarem no ‘Sgt. Pepper’s’ foi apenas a sensação de que, se havia o single, não era preciso ir para um álbum”.

“O John [Lennon] tinha escrito a absolutamente fascinante ‘Strawberry Fields Forever’ para o novo álbum e eu, francamente com um pouco de ciúme, fui para casa e escrevi ‘Penny Lane’”, acrescentou Paul McCartney, o autor do Sgt Pepper, uma personagem fictícia que tinha por instrução levar o grupo a explorar novos limites.

Em destaque

Subir