Nas Notícias

Vídeo: Gravou queda violenta nos Himalaias que quase lhe roubava a vida

montanhista ferido 400 Chama-se John All, é um professor montanhista que sobreviveu a uma queda de 22 metros nos Himalaias, com um braço e costelas partidos. A expedição, já se percebe, acabou mal, num buraco sem chão, cercado de gelo. Este norte-americano de 44 anos teve de recorrer às ferramentas que usa (para escalar montanhas) na luta pela vida, no Nepal. E ainda transportou consigo uma câmara para gravar o momento em que ‘acorda’ da queda. Veja o vídeo.

O incidente que envolveu John All nos Himalaias ocorreu na passada segunda-feira e teve tudo para ser fatal. O montanhista (professor de geografia) estava no local a recolher amostras de neve, no monte Himlung, perto do Everest.

Depois de cair neste buraco profundo, com perto de 20 metros abaixo do nível onde se encontrava, John All gravou o momento em que se apercebe da sua realidade: ferido com gravidade, muito limitado fisicamente e com aquela altura para escalar, sob pena de ser condenado à morte.

O professor de geografia – que dá aulas na Universidade de West Kentucky (EUA) – estava sozinho e necessitou de mais de cinco horas para chegar ao local de onde caíra. Pisou gelo frágil de nevões recentes e não evitou a queda.

Foi em agonia que superei esta luta. O meu corpo estava desfeito. Durante aquele tempo da subida, eu sabia de que, caso escorregasse um pouco, morreria. É incrível como um corpo com tantas lesões continua a funcionar”, desabafou John All ao Telegraph, jornal inglês.

“John All sabia, por outro lado, que chegar ao topo não seria o fim desta batalha pela vida. Haveria que conseguir pedir socorro e teria de ser transportado a um hospital. E assim foi.

O professor voou de Helicóptero, dos Himalaias para um hospital de Katmandu, situado no Nepal.

Uma interminável viagem, que demorou mais de 16 horas. Mas o professor de geografia sobreviveu a esta provação, ainda que as desejadas amostras de neve… Veja o vídeo do momento em que John All ‘acorda’ do incidente:

https://www.youtube.com/watch?v=GSs0h5_rO14

Em destaque

Subir