Nas Notícias

Vídeo: GoPro, as câmaras de filmar que revolucionaram o mundo

nick woodman gopro 1 Nick Woodman, um apaixonado por surf, não conseguia arranjar maneira de captar as melhores imagens do seu desporto favorito. Acabaria por criar uma câmara que o fez multi-milionário.

Em 2002, Nick Woodman, então com 26 anos, era um simples jovem norte-americano com muita adrenalina a correr-lhe nas veias.

Após tirar uma licenciatura de artes visuais na Universidade da Califórnia, Nick decidiu apostar na sua velha paixão do surf e viajar pelo mundo à procura das melhores ondas.

Numa passagem pela Austrália e pela Indonésia, em 2004, percebeu que não havia forma de captar as melhores imagens do seu desporto favorito. Os praticantes de surf precisavam sempre que outra pessoa se lançasse ao mar para fazer os vídeos. Nick inovou logo ali. Arranjou uma câmara de filmar de fita (35mm) e prendeu-a ao pulso com uma bracelete.

nick woodman gopro 2

A invenção ‘desenrascada’ de Nick chamou a atenção de outros surfistas. A ideia de desenvolver o conceito nasceu naquele preciso momento.

Com algum dinheiro que conseguira a vender cintos com conchas do mar, fundou, juntamente com sua namorada Jill, com quem viria a casar mais tarde, a Woodman Labs, empresa que criou as câmaras GoPro.

A ideia para o nome surgiu precisamente da necessidade de cada praticante de uma modalidade poder tornar-se um produtor de vídeo profissional, daí o Go>Pro.

Nick criou a primeira câmara ainda com os rolos de 35mm, mas rapidamente percebeu que o futuro era digital. Com o passar dos anos os modelos foram evoluindo. Com a GoPro Hero 2 já era possível filmar em alta definição (1080p), até debaixo de água, ou seja, era ideal para qualquer desportista radical.

Logo no primeiro ano de existência da empresa, Nick Woodman conseguiu um grande negócio no Japão, vendendo algumas centenas de câmaras para um evento. Ano a ano foi duplicando ou triplicando a faturação e em 2012, a GoPro já vendia cerca de 2.3 milhões de unidades por ano.

Como era de esperar, o sucesso da empresa de Nick Woodman viria a despertar o interesse de alguns ‘tubarões’. Em dezembro de 2012, o empreendedor norte-americano acabaria por vender cerca de 8 por cento da empresa à Foxconn, um dos maiores fabricantes chineses de tecnologia, por 200 milhões de dólares.

Estima-se que hoje a Woodman Labs, detentora da marca GoPro, valha qualquer coisa como 2,25 mil milhões de dólares.

O topo do mundo antes dos 40

nick woodman gopro 3

Hoje casado com Jill Scully e com dois filhos, Nick é apelidado de ‘excêntrico’, já que os milhões na conta bancária não lhe tiraram adrenalina, pelo contrário. Continua apaixonado pelo surf e a viajar à volta do mundo para apanhar as melhores ondas, afinal foi assim que tudo começou.

A sua fortuna está avaliada em cerca de 1.3 mil milhões de dólares. Em março de 2013, a revista Forbes colocou-o na lista dos mais ricos com menos de 40 anos, ao lado de nomes como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, ou Jack Dorsey, criador do Twitter.

Veja de seguida algumas maravilhas que as câmaras GoPro são capazes de criar:

Em destaque

Subir