Mundo

Vídeo: Google Street View ajuda a reavivar memórias dos doentes de Alzheimer

No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, para sensibilizar consciências e mostrar como a tecnologia pode ter um impacto positivo, a Google criou um dispositivo, chamado BikeAround, que combina uma bicicleta estática com o Street View projetado num ecrã. O sistema permite aos doentes realizar um passeio virtual pelas suas memórias, pedalar num determinado local que visitaram no passado e reavivar memórias. Veja o vídeo.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, um conjunto de distúrbios que prejudica o funcionamento mental.

A cada três segundos, alguém desenvolve demência, uma condição que cria incapacidade e dependência entre as pessoas idosas, roubando-lhes a memória e o discernimento.

Lars Jonsson e Ingrid, casados há 35 anos, vivem este drama. Casaram quando Lars tinha 40 anos e viveram uma vida bastante feliz. Lars também sofre de Alzheimer.

Foram testar um dispositivo que a Google criou para melhorar a vida das pessoas com demência e regressaram ao tempo em que guardavam memórias.

Quando Lars se sentou no selim da bicicleta, a sua esposa Ingrid sugeriu que o regresso à cidade e à igreja onde casaram.

Nesse momento, o rosto de Lars transbordava alegria à medida que a igreja surgia à sua frente.

A expressão da Ingrid também era algo verdadeiramente emocionante. Ela sabia que o marido estava a recordar-se desse momento tão bonito das suas vidas.

Veja o vídeo. Um passeio notável, no Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Em destaque

Subir