Tecnologia

Vídeo: Google Maps com pesquisa e navegação sem net

Com a mais recente atualização do Google Maps, é possível descarregar os mapas e consultá-los, sem necessidade de ligação à Internet.

Perto de 60 por cento da população mundial não tem Internet e mesmo quando está online o serviço pode apresentar falhas.

Isto significa que o acesso à informação de forma rápida e fácil continua a não ser possível para a maioria da população.

Trata-se de um grande problema, sobretudo porque as pessoas querem navegar e explorar o mundo à sua volta.

Nesse sentido, o Google Maps está a tomar medidas para ajudar as pessoas de todo o mundo a pesquisarem endereços e chegarem ao seu destino mesmo sem ligação à Internet.

A partir de agora, o utilizador pode descarregar uma área do mundo para o seu telefone, e da próxima vez que não tiver ligação à Internet – independentemente de estar numa estrada rural ou num parque de estacionamento subterrâneo – o Google Maps irá continuar a trabalhar.

Antes, só podia visualizar determinada área em modo offline. Agora, é possível obter direções por voz, pesquisar por destinos específicos e encontrar informação útil acerca dos locais, como horários de funcionamento, informação de contacto ou classificações.

O utilizador poderá descarregar uma determinada área quando pesquisa uma cidade ou país ao clicar na opção ‘Descarregar’ na área pretendida ou então por via da opção ‘Zonas offline Offline’, disponível no menu do Google Maps ao clicar no botão ‘+’.

Uma vez descarregado, o Google Maps irá automaticamente passar para o modo offline quando reconhece que o utilizador encontra-se num local sem ligação à Internet ou com acesso irregular.

Assim que a ligação à Internet seja encontrada, o Google Maps troca então para o modo online de forma a que seja possível o utilizador aceder à versão completa do Google Maps, incluindo o trânsito em tempo real para a sua rota.

Por defeito, apenas serão descarregadas as áreas selecionadas para o telefone quando estiver com uma ligação Wi-Fi para evitar custos elevados de dados.

Estas novas potencialidades foram apresentadas durante o Google I/O, em maio, e a partir de hoje estão a ser gradualmente a disponibilizadas.

O primeiro grupo de novas funcionalidades integradas na última versão do Google Maps para Android será disponibilizado brevemente para iOS.

Ao longo dos próximos tempos o sistema terá mais funcionalidades offline, para ajudar os utilizadores a encontrar o caminho pretendido, mesmo que não haja uma ligação à Internet.

Veja o vídeo

Em destaque

Subir