Nas Notícias

Vídeo: Fuma na gravidez? Veja como o seu feto reage

ecografia 4d 400 Um estudo sobre o tabagismo na gravidez analisou os comportamentos de fetos de mães fumadoras e não fumadoras. A pesquisa, liderada pela investigadora Nadja Reissland, da Durham University, mostra as diferenças. E serve de incentivo ao não tabagismo durante a gravidez. Veja as imagens, com a explicação de Nadja Reissland.

O tabagismo durante a gravidez tem efeitos muito nefastos para o bebé. Esta verdade é incontestável e até as futuras mães fumadores têm noção de que estão a provocar dano no feto.

Segundo uma pesquisa liderada pela investigadora Nadja Reissland, da Durham University, quando a grávida fuma, o seu feto reage.

Nesta investigação, foram analisados os movimentos do feto e comparados casos em que as futuras mães eram fumadoras e outros em que as mulheres grávidas não fumavam.

Quatro mulherem fumavam 15 cigarros por dia e as restantes não fumavam.

As mulheres foram acompanhadas durante as 24.ª e a 36.ª semanas de gravidez.

Entretanto, os investigadores realizaram ecografias 4-D, que permitiram verificar as expressões do rosto do feto e os movimentos que faziam.

Os fetos de mães fumadoras tocavam muito mais nas próprias bocas que os restantes, sendo que esse movimento está, segundo os investigadores, relacionado com o cigarro.

As razões apontadas para as reações do feto prendem-se, segundo os cientistas, com atrasos no desenvolvimento do sistema nervoso central, que é responsável, precisamente, pelos movimentos.

Também no que diz respeito aos movimentos faciais, notaram-se diferenças.

“Penso que deveremos fazer vídeos educacionais, para mostrar às mulheres grávidas e encorajá-las a deixar de fumar durante a gravidez”, realça Nadja Reissland.

Neste vídeo, pode ver as diferenças entre os comportamentos dos fetos, consoante os hábitos tabágicos das respetivas mães.

Em destaque

Subir