Nas Notícias

Vídeo: França resgata tripulantes do cargueiro espanhol que se partiu em dois

cargueiro espanhol As autoridades francesas conseguiram resgatar os 11 tripulantes do ‘Luno’, o cargueiro espanhol que hoje encalhou em La Barre e se partiu em dois. A prioridade agora é esvaziar os depósitos: o navio tinha 127 mil litros de combustível e 12 toneladas de óleo.

Um cargueiro com bandeira espanhola encalhou hoje na costa rochosa de La Barre, uma praia basca próxima da cidade de Anglet e do porto de Bayonne, em França. O naviou partiu-se em dois, mas as autoridades gaulesas conseguiram resgatar os 11 tripulantes, apesar das más condições atmosféricas:

O resgate foi feito por dois helicópteros numa altura em que se registavam ventos entre os 100 e os 150 quilómetros por hora, enquanto as ondas atingiam os seis metros de altura. “Eles estão em estado de choque e cheios de frio”, revelou Dallennes Patrick, vice-presidente da Câmara de Bayonne, para cujo porto o cargueiro ‘Luno’ se dirigia.

“Todos foram evacuados. Parecem estar sãos e salvos e foram levados para o hospital”, acrescentou o presidente da Câmara de Anglet, Jean Espilondo, citado pela agência Reuters. De acordo com a mesma fonte, o ‘Luno’ já tinha registado problemas de motor antes do acidente de hoje.

Salvas as pessoas, falta salvar o ambiente: é que apesar do cargueiro (que normalmente transporta fertilizantes) ir vazio, seguia com 127 mil litros de combustível e 12 toneladas de óleo. As autoridades já ativaram o plano de antipoluição marítima para controlar uma eventual fuga de materiais perigosos. “Não sabemos se os depósitos são compartimentados”, admitiu Patrick, num comentário publicado no Twitter.

Em destaque

Subir