Tecnologia

Vídeo: Fóssil Lucy foi descoberto há 41 anos e um doodle assinala o facto

Com um doodle da Google, foi assinalado o 41.º aniversário do fóssil Lucy, descoberto em 1974, na Etiópia. O motor de busca lembra, nesta terça-feira, o feito de Donald Johnson, que encontraram o esqueleto do Australopithecus afarensis, durante escavações, ao som dos Beatles, com ‘Lucy in the Sky With Diamonds’. Veja o vídeo.

Hoje assinala-se o 41.º aniversário da descoberta do fóssil Lucy, efeméride que inspira o google doodle, na página principal do maior motor de busca do mundo.

O esqueleto do Australopithecus afarensis foi encontrado na Etiópia, em 1974, pelo antropólogo Donald Johnson e por um estudante, Tom Gray.

Ambos faziam escavações no deserto do Triângulo de Afar, situado naquele país, até que se depararam com o fóssil, com cerca de 1,20 metros de altura, em excelente conservação.

Ficaram surpreendidos com esse facto, mas não foram os únicos: todos os arqueólogos manifestaram o mesmo sentimento: cerca de 40 por cento do fóssil em perfeito estado.

O fóssil – com cerca de 3,2 milhões de anos – foi batizado com o nome “Lucy”, porque os investigadores verificaram que se tratava de uma mulher.

Aquele nome também foi escolhido em homenagem aos Beatles, e ao tema ‘Lucy in the Sky With Diamonds’.

Donald Johanson recorda que, no dia em que o esqueleto foi encontrado, era essa a música que tocava no pequeno rádio que os investigadores tinham consigo.

Assinale-se a curiosidade de esta música da banda britânica ser apontada como uma referência ao LSD, o que nada tem que ver com os arqueólogos, obviamente. A descoberta nunca gerou qualquer sentimento de alucinação…

O fóssil Lucy inspira assim uma homenagem ao estilo da Google, com os tradicionais doodles que são publicados na página principal do motor de busca.

O google doodle de hoje é assim uma homenagem a essa descoberta do fóssil mais antigo do mundo, encontrado há precisamente 41 anos.

Atualmente, o fóssil está exposto no Museu Nacional da Etiópia, localizado em Addis Abeba, a capital daquele país.

O esqueleto do Australopithecus afarensis [o que pode ser traduzido como “pequeno macaco sulista de Afar”] foi encontrado no ano de 1974, pelo paleontólogo Donald Johnson e por um estudante, Tom Gray.

Veja o vídeo que representa o Google Doodle desta terça-feira.

Em destaque

Subir