Nas Notícias

Vídeo: Formigas formam corrente para rebocar uma centopeia

cordao de formigas Alguns cientistas já tinham antecipado algo assim, mas mesmo esses ficaram boquiabertos com este vídeo. Um exército de formigas leptogéneas deu as patas para formar um cordão e rebocar o cadáver, de grandes dimensões e enorme peso, de uma centopeia.

Mas o que estas leptogéneas (uma subespécie típica do sueste asiático) fizeram nunca fora registado em vídeo: até agora.

Uma colónia encontrou-se na posse de um grande troféu: uma gorda e grande centopeia. Não se sabe se foram as formigas que a caçaram, pois no vídeo a centopeia aparece já como cadáver.

A grande novidade está no reboque da presa. Ao invés de cortarem pequenas ‘fatias’ que pudessem transportar, as formigas formaram um autêntico cordão humano, perdão, um cordão de formigas!

Este comportamento nunca tinha sido registado, embora haja provas de situações similares, como as ‘jangadas’ que as formigas fazem quando existe uma cheia.

Neste caso concreto, as formigas usaram as mandíbulas para se fixarem no abdómen da colega, formando uma corrente que rebocou a centopeia.

{liveleak}6a0_1409166574{/liveleak}

Em destaque

Subir