Cultura

Vídeo: Fogo de Pedrógão inspira músico internacional

Rick Webster (que assina com o nome de Richard Luke), vocalista dos escoceses Unkle Bob, lançou um trabalho musical inspirado no fogo florestal de Pedrógão Grande. O músico estava numa residência artística, em Góis, quando deflagrou o incêndio, a 17 de junho de 2017.

Entre os trabalhos estão ‘Wildfire’ e ‘Ashes falling from the sky’ mas também ‘Washing Day’.

“Teve um grande impacto. Eu estava a compor o álbum em Góis, quando o incêndio surgiu. Conseguíamos vê-lo no horizonte, era difícil de respirar e havia pequenas folhas queimadas a cair do céu. Nunca tinha visto nada assim. Aquilo criou uma atmosfera que eu tentei pôr na música”, contou Rick Webster à agência Lusa.

O músico lembra que teve a “sensação de que algo muito poderoso estava para vir”.

Falando particularmente de ‘Wildfire’, Rick Webster explica que se trata de “um tema central que dá voltas e voltas, a rolar como um fogo”.

“Foi isso que eu senti ser o fogo – incontrolável e, em momentos, bonito e hipnotizante, mas também destrutivo e aterrorizante”, confessou, lembrando um local de beleza rara que teve oportunidade de conhecer antes do fogo.

“Adorei estar lá, a comer fruta das árvores, a nadar nos rios e a caminhar pelos montes – tudo isso foram influências para as minhas músicas. Foi um tempo muito inspirador.”

Mas outros trabalhos também são inspirados no fogo florestal como Washing Day.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=48Y3W8DMB927

Em destaque

Subir