Mundo

Vídeo: “Fiquem em casa. Ou mando a polícia com lança-chamas”

Os autarcas de Itália estão a perder a paciência com os cidadãos que furam a quarentena, indiferentes ao facto do país registar mais de 7500 mortes devido à pandemia, de acordo com os dados de ontem.

Pela internet, para manter o distanciamento social, vários políticos têm condenado publicamente os comportamentos que contribuem para o contágio, deixando as autoridades…. doentes.

Um utilizador do Twitter compilou alguns dos momentos mais tensos protagonizados por estes responsáveis municipais com os nervos em franja.

Cateno de Luca, de Messina, está mesmo disposto a perseguir pessoalmente cada prevaricador.

“Eu vou apanhar-te. Amanhã. Não é daqui a um ano, é amanhã”, afirmou.

“Eu sou o presidente da Câmara Municipal. Não vão andar a passear na minha cidade. Não vos posso impedir formalmente de saírem de casa? Muito bem. Posso proibir-vos de usarem a via pública.

O governador de Campania, Vincenzo de Luca, deixou essa missão de perseguir quem furar a quarentena para os ‘carabinieri’, uma força policial. E esta poderá utilizar… lança-chamas!

“Chegaram até mim notícias de que estão a ser preparadas festas de finalistas. Vamos mandar os ‘carabinieri’. Mas vamos mandá-los com lança-chamas”, prometeu.

A ameaça do lança-chamas pode parecer excessiva, mas foi facilmente entendida pelos italianos, dado que os enterros foram proibidos e as vítimas mortais da pandemia estão a ser cremadas.

Gianfilippo Bancheri, autarca de Delia, ficou surpreendido ao ver que os ‘desportistas’ só aparecem quando não se pode sair de casa.

“Agora toda a gente é entusiasta das corridas? Toda a gente gosta de correr? Mas estão a correr porquê? Da última vez que correram ainda estavam na escola primária”, disparou.

“Estar em casa significa estar com a família, não é a fazer festas com os vizinhos. Eu até desconhecia que os vizinhos se tinham tornado tão próximos”, insistiu.

Já o edil de Lucera, Antonio Tutolo, criticou duramente quem arrisca o contágio para… ir tratar do cabelo.

“Por que c****** pedem à cabeleireira para ir a vossa casa? Não percebem que, em vez de levar a laca, ela pode levar o coronavírus? Não sabem que o caixão vai fechado? Ninguém vai ver como está o cabelo com o caixão fechado”, salientou.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir