Nas Notícias

Vídeo: Financiamento partidário é “mau demais para ser verdade”, diz Jorge Coelho

Jorge Coelho, antigo ministro socialista e um dos ‘barões’ do PS, não tem dúvidas em dizer que a polémica em torno do financiamento dos partidos (ver aqui) é um assunto “mau demais para ser verdade” e espera que Marcelo Rebelo de Sousa trave esta situação com um veto presidencial. Veja o vídeo.

“Não quero utilizar palavras violentas demais, mas isto é mau demais para ser verdade”, disse o antigo ministro das Obras Públicas, no programa Quadratura do Círculo, na SIC Notícias.

Jorge Coelho diz que “não há nenhuma lei que possa ser positiva para o país feita nestes termos”.

“É um mau serviço que é prestado à democracia e um mau serviço prestado àquilo que é imagem dos políticos e da vida política perante o país que, do meu ponto de vista, é muito mau.”

Conhecedor dos corredores da política face aos vários anos em que esteve dedica à causa pública, Jorge Coelho prossegue com o seu desagrado.

Veja o vídeo depois dos dois minutos

“Convenceram-se hoje, no fim do ano de 2017, que é possível tratar de uma matéria de uma complexidade destas de forma mais ou menos secreta (…). É não estarem a perceber aquilo que é hoje a vida pública, que exige total transparência e informação ao cidadão.”

O antigo ministro diz ainda que “há aqui uma coisa que este tema conseguiu que é a unanimidade total das pessoas todas contra”.

Espera veto de Marcelo

Na conversa na SIC Notícias, Jorge Coelho disse ainda esperar por um veto presidencial.

“Neste momento, vão conseguir que, para resolver um problema, vai haver um veto — porque o Presidente da República vai vetar a lei, é uma evidência do meu ponto de vista total — e se por ventura o diploma tiver de ser votado de novo no Parlamento, eu acho que já não há nenhum partido que vote a favor dele. Como ninguém se auto-proclama dono daquilo, acho que já não há ninguém a propô-lo.”

Em destaque

Subir