Mundo

Vídeo: Fim do mistério nas aldeias do sono, onde os habitantes dormiam dias a fio

Foi finalmente desvendava a razão da ‘doença do sono’, que afetava os habitantes de duas aldeias do Cazaquistão: passavam dias a dormir, sem que se percebesse o motivo. A teoria da maldição foi afastada e a ciência explicou o inexplicável. Veja o vídeo.

Os habitantes de Kalachi e Krasnogorsk, duas aldeias do Cazaquistão, enfrentavam o problema desde 2010, altura em que foram detetados os primeiros casos de sono prolongado.

Nos casos mais extremos, havia pessoas que dormiam durante seis dias sem interrupção, o que deixou a comunidade médica de diversos países do mundo sem resposta para o sucedido.

Foi chamada de “doença do sono” e ao longo dos tempos começou a afetar cada vez mais habitantes daquelas duas aldeias. Inexplicável para os médicos, para a comunidade científica, mas não para as vítimas do problema.

Depressa encontraram a explicação (errada, no entanto. Consideravam que eram vítimas de uma maldição, vítimas de um envenenamento das águas dos rios próximos, vítimas de um fenómeno sobrenatural, até porque em algumas situações havia episódios de alucinação, náuseas, entre outros sintomas. Ninguém escapava. Jovens e idosos poderiam estar na mira da maldição.

Os habitantes de Kalachi e Krasnogorsk relatavam os seus episódios, que ocorriam em qualquer altura: nas tarefas domésticas, ou até mesmo ao volante das motorizadas. Assim que sentiam o sono, sabiam o que viria a seguir. Deitavam-se e adormeciam, acordando dois, três, quatro, cinco ou seis dias mais tarde.

O insólito problema deixou de ser apenas local e o governo do Cazaquistão decidiu estudar aquilo que poderia ser uma doença de grande escala. E depois de uma investigação, foi descoberta a origem deste sono profundo e coletivo.

Análises ao ar respirado naquelas regiões detetaram uma elevada concentração de monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

“Depois de fazermos exames aos habitantes, recebemos a confirmação dos laboratórios. A causa principal é o monóxido de carbono. Quando os níveis de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos aumentam, o oxigénio baixa e produz esses desmaios”, explicou o vice-primeiro-ministro, Berdybeck Saparbayev, em conferência de imprensa, citado pelo Jornal de Notícias.

Mas havia mais respostas para dar. Perto daquelas regiões está localizada uma mina de urânio que tinha sido explorada pela União Soviética. Será a partir dessa mina que são libertadas aquelas substâncias, responsáveis pela sonolência profunda.

Para remediar o problema até encontrar uma solução definitiva, o governo do Cazaquistão decidiu – até como forma preventiva de outros problemas de saúde – realojar os habitantes de Kalachi e Krasnogorsk noutras aldeias próximas das suas. Apesar das resistências naturais, as ordens têm sido acatadas. E pelo menos sabe-se a razão deste sono coletivo durante dias.

Veja uma reportagem de janeiro, numa televisão local.

Em destaque

Subir