Mundo

Vídeo: Filipinas negam que o Estado Islâmico controle metade da cidade de Marawi

Há uma guerra a ocorrer no sul das Filipinas que está a passar ao lado das atenções mundiais. O Estado Islâmico, a ser expulso do Iraque e da Síria, terá assumido o controlo de metade da cidade de Marawi, onde se encontra em vigor a lei marcial. Em esforço para garantir a retirada da população, as Forças Armadas das Filipinas garantem que estão a controlar a situação.

Há cerca de uma semana que o grupo terrorista montou cerco a Marawi, o que levou mesmo o Presidente Rodrigo Duterte a declarar a lei marcial na região. As agências noticiosas internacionais garantem que o Daesh já controla metade da cidade, o que é negado pelo regime filipino.

“Temos o controlo completo da cidade, ao contrário do que circula nas redes sociais e em outras informações, talvez notícias falsas. Não é verdade que metade da cidade seja controlada pelos rebeldes, é totalmente inverdade. Estamos no controlo completo da cidade, exceto em algumas áreas que [os insurgentes] continuam a dominar”, adianta o porta-voz das Forças Armadas das Filipinas, Restituto Padilla.

Marawi, que tinha mais de 200 mil habitantes, é agora “uma cidade fantasma”, avança o The New York Times.

Com a população a fugir de Marawi, a cidade próxima de Iligan encontra-se sobrelotada.

“É como apertar a garganta, Iligan é a entrada e saída de Marawi. Há muitos terroristas a tentar desertar e que procuram infiltrar-se entre os refugiados, temos de controlar as evacuações para garantir que nenhum rebelde passa disfarçado”, admite Alex Aduca, o coronel do exército filipino que coordena as operações de retirada dos civis.

Em destaque

Subir