Mundo

Vídeo: Hoje há o Festival da Carne de Cão, em Yulin

Não há amante de cães que desconheça o nome de Yulin, uma localidade chinesa que regressa às notícias a 21 de julho de cada ano. É neste dia que se celebra o Festival da Carne de Cão, para o qual são mortos milhares de cães, a grande maioria deles ainda vivos.

A ancestral tradição chinesa repete-se no dia seguinte ao solstício de verão, para horror do chamado ‘mundo civilizado’.

Por mais que associações e voluntários se manifestem e se revoltem, todos os anos são mortos em Yulin milhares de cães, por regra de forma bárbara: são esfolados e/ou cozidos vivos em panelões nas praças e avenidas, para gáudio da esfomeada multidão.

Há também o costume, embora tenha vindo a perder dimensão, de espancar os cães (ainda vivos) para… que a carne fique mais macia.

Nos últimos anos, o Festival da Carne de Cão de Yulin tem assistido ao crescimento de uma nova tradição: as campanhas de ativistas para salvar os cães de tão bárbaro fim.

No ano passado, as redes sociais endeusaram Marc Ching, um norte-americano que conseguiu salvar mais de mil cães. O problema veio depois… A grande maioria acabou por morrer à fome, pois quase ninguém ajudou Marc Ching a dar uma segunda oportunidade aos patudos resgatados do matadouro.

Este ano, dezenas de cães já foram salvos. Mas será que vão ter um melhor fim?

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=9UB4DN9AR4U7

Em destaque

Subir