Nas Notícias

Vídeo: Fêmeas de macaco-prego atiram pedras como convite sexual

macaco prego Quando uma fêmea de macaco-prego quer acasalar, ‘avisa’ o parceiro de uma forma particular: à pedrada! Ainda não há uma explicação científica para este comportamento, descoberto num grupo que reside no Brasil.

Os macacos-prego podem levar demasiado à letra a expressão ‘quanto mais me bates, mais eu gosto de ti’. De acordo com um comportamento registado no grupo que reside no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí (Brasil), as fêmeas desta espécie avisam à pedrada quando têm vontade de acasalar.

“Normalmente, elas ficam atrás deles, emitem sons, puxam a cauda e fazem expressões faciais. No começo, o macho finge não ligar, mas horas depois corresponde”, explica Tiago Facólico, biólogo e investigador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) que estuda o uso de ferramentas por populações de macacos-prego.

Como os machos demoram a responder ao convite sexual, as macacas escolhem uma pedra que atiram, fugindo de imediato. Segundo Tiago Facólico, elas aproveitam um momento em que o parceiro está desatento e ‘atacam’ pelas costas, evitando uma ação por reflexo do macho.

As conclusões foram registadas num grupo de 45 primatas, no qual havia seis fêmeas a convidar à pedrada para o acasalamento. Os investigadores brasileiros ainda não encontraram uma explicação para este comportamento. Tiago Facólico acredita que uma macaca terá tido sucesso numa tentativa e as outras acabaram por aprender o gesto: “é como uma ferramenta que foi adicionada às técnicas sexuais destes primatas”.

O biólogo acrescenta que os macacos-prego aprenderam a utilizar as pedras como ferramentas para cavar, apanhar teias de aranha, abrir fruta (como côcos) e sementes e para expulsar lagartos das tocas ou abelhas das colmeias.

Em destaque

Subir