Nas Notícias

Vídeo: Explorador de grutas ferido há 12 dias novamente na superfície

resgate na gruta Um explorador de grutas ficou ferido há 12 dias. O socorro durou uma semana, pois Johann Westhauser estava a mais de um quilómetro de profundidade. Só hoje é que o alemão voltou à superfície: a maca teve de ser carregada por falta de acesso para o equipamento de resgate.

Foi preciso uma semana para socorrer um explorador que se feriu a um quilómetro de profundidade, no complexo de grutas de Riesending, na Alemanha. Mas só hoje, passados 12 dias após o acidente, é que Johann Westhauser voltou à superfície.

O incidente começou a 8 de junho, quando o explorador alemão foi atingido na cabeça e no peito pela queda de rochas, a um quilómetro de profundidade. Dois amigos que o acompanhavam acionaram o socorro, cujas operações duraram uma semana.

A complexidade das grutas de Riesending impediu que as equipas de resgate utilizassem qualquer tipo de equipamento, como um gincho para deslocação de carga (neste caso, uma pessoa ferida). Johann Westhauser teve de ser carregado, imobilizado numa maca, pelo que só hoje regressou à superfície: eram 11h44.

O explorador foi de imediato transportado para um hospital.

Refira-se que Westhauser integrou a equipa que, em 1995, descobriu o complexo de Riesending. As grutas e cavernas são tantas que, apesar de mapeado por várias equipas desde o final do século passado, ainda não são conhecidos todos os limites do complexo.

Em destaque

Subir