https://www.youtube.com/watch?v=EJ5__1PPgNQ A explosão de um foguetão russo, o Proton-M, ocorreu nesta terça-feira, logo após o lançamento, no centro espacial localizado em Baikonur, no Cazaquistão. As autoridades da Rússia estão a investigar as causas da queda do aparelho, não tripulado, que transportava três satélites de navegação. Não há vítimas a registar.
Um foguete russo não tripulado, que transportava satélites, registou uma curta viagem, caindo logo após levantar voo. O lançamento fracassado ocorreu no centro espacial de Baikonur, localizado no Cazaquistão.
Um canal de televisão procedia à emissão do lançamento do foguete, registando todas as imagens, desde a descolagem, até à queda. O foguete começou por inverter a sua rota normal, perdendo algumas peças, até que explodiu nos ares e caiu perto do local de levantamento.
As autoridades da Rússia estão a proceder a investigações que têm como finalidade perceber as causas deste fracasso no Proton-M, que fazia parte de um projeto espacial russo. Outros lançamentos foram suspensos até que se perceba o que originou este acidente.
Não se registaram vítimas, uma vez que o foguete é não tripulado. No entanto, as autoridades do Cazaquistão ponderam fazer estudos para perceber eventuais perigos tóxicos, decorrentes da queima de combustível. A população local poderá ser afetada pelos efeitos desta explosão.