TV

Vídeo: Eugenia Cooney, a rainha-esqueleto do YouTube, põe anorexia em debate

Os EUA debatem uma petição para censurar Eugenia Cooney. A jovem de 27 quilos tornou-se na rainha-esqueleto do YouTube e é, para os signatários da petição, uma promoção da anorexia.

A magreza desta youtuber é de tal forma acentuada que deu origem a uma petição, disponível na plataforma Change, a exigir que o canal dela no YouTube seja fechado.

De acordo com os signatários, esta jovem que pesa apenas 27 quilos – um ‘pormenor’ que lhe valeu a alcunha de rainha-esqueleto – é uma ‘promoção ambulante’ da anorexia, apesar de Eugenia Cooney insistir que tem uma magreza “natural” e que nunca procurou incentivar outros “a serem magros como eu”.

Só que o canal, com perto de 900 mil subscritores, é destinado a um público-alvo influenciável (adolescentes e jovens entre os 12 e os 21 anos) e apresenta vídeos com dicas sobra moda e beleza (entre outros temas) apresentados por quem se orgulha de ser “um esqueleto com pele”.

“Esta petição não é para a desanimar, insultar ou diminuir, é para ela procurar ajuda e para que a audiência juvenil não se exponha às mesmas condições”, refere o texto do documento, lembrando que, “a cada 62 minutos, alguém morre em resultado de um distúrbio alimentar”.

Em destaque

Subir