Nas Notícias

Vídeo: “Eu ouvi-vos”, diz Obama após o triunfo dos republicanos

obama derrotado Barack Obama foi o grande derrotado das eleições intercalares nos EUA. Os republicanos reforçaram a maioria no Congresso e conquistaram o Senado. “Eu ouvi-vos”, disse o Presidente para os norte-americanos, prometendo “encontrar formas para trabalhar” com a oposição.

As eleições intercalares dos EUA, realizadas na terça-feira, resultaram numa retumbante derrota para o Presidente, o democrata Barack Obama.

Num país em que o Parlamento tem duas câmaras, os republicanos reforçaram a maioria no Congresso, onde têm concentrado a oposição nos seis anos de Obama na Casa Branca, e ainda conquistaram o Senado.

O resultado das eleições intercalares pode levar os EUA a estagnar. Basta que o Presidente democrata tente forçar num sentido e os republicanos, no Congresso e no Senado, apostem no sentido oposto, ou vice-versa.

Um cenário que o próprio chefe de Estado não quer ver tornado realidade. “Eu ouvi-vos”, afirmou Barack Obama, garantindo aos eleitores que percebeu a vontade de mudança expressa em votos.

“Podemos encontrar formas para trabalhar juntos em assuntos onde existe um consenso generalizado. Espero ansiosamente que os republicanos apresentem a sua agenda, para oferecer as minhas ideias em áreas onde penso que podemos avançar juntos para responder às necessidades económicas do povo”, salientou Obama.

“Continuo a acreditar que somos mais do que simplesmente uma coleção de estados vermelhos e azuis. Somos os Estados Unidos da América”, frisou o chefe de Estado.

A vitória republicana foi expressiva: o domínio na câmara baixa do Parlamento (Congresso) foi reforçada, conquistaram a maioria na câmara alta (Senado) e ainda houve vários governadores a ‘roubarem’ estados tradicionalmente democratas.

Neste campo, Obama foi o grande derrotado, mas os democratas também tiveram uma grande vencedora: Hillary Clinton.

Segundo os analistas, a ex-secretária de Estado e antiga ‘primeira dama’ (nos mandatos de Bill Clinton) alicerçou a posição como a grande favorita dos democratas na corrida à Presidência.

Depois de derrotada nas primárias de 2008 por Barack Obama, em 2016 pode ser chegada a hora de Hillary Clinton regressar à Casa Branca, agora com os papéis invertidos: a esposa como Presidente e Bill como ‘primeiro homem’.

Em destaque

Subir