Ciência

Vídeo: Estudo explica a McNamara como se formam as ondas da Nazaré

Como se formam as ondas gigantes da Praia do Norte? A Universidade de Coimbra (UC) elaborou uma síntese científica para Garrett McNamara, recordista mundial de surf, onde explica o fenómeno. Mostramos-lhe um vídeo que dá as explicações.

O investigador Pedro Proença Cunha, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), elaborou para uma síntese científica para Garrett McNamara, recordista mundial de surf. O estudo abordou a zona marinha da Nazaré e as suas ondas gigantes.

Durante uma visita à Universidade de Coimbra (UC), em outubro de 2014, McNamara confidenciou que gostaria de saber mais sobre as ondas que o celebrizaram e que projetaram a Nazaré para o mundo.

Registado o seu desejo, a Reitoria da UC, em articulação com o centro de investigação MARE, desafiou o especialista Pedro Proença da Cunha a realizar o trabalho científico.

O que faz com que as ondas gigantes da Nazaré sejam únicas, as particularidades e a evolução da costa da Nazaré, bem como os perigos a evitar durante a prática de surf são temas tratados na síntese, já entregue a McNamara.

“O trabalho aborda a zona costeira da Nazaré e zona marinha adjacente, em particular o canhão submarino responsável pela génese das ondas gigantes, sumariando e organizando a informação disponível, de modo a que possa ser usada por um amplo público”, afirma Pedro Proença Cunha.

Um filme do Instituto Hidrográfico explica também o fenómeno que dá origem à onda gigante da Nazaré, na Praia do Norte.

Como se formam as ondas da Praia do Norte? Porque são diferentes, em dimensão, daquelas que se verificam na Praia da Nazaré, ali ao lado?

Sabia que o maior desfiladeiro marinho da Europa esconde-se no mar da Nazaré? E é esse desfiladeiro que explica a formação de ondas de dimensões inusitadas, que transportam a Nazaré para as bocas do mundo.

São perguntas cujas respostas se encontram num filme publicado no YouTube, da autoria do Instituto Hidrográfico, muito antes de McNamara ter colocado Portugal e a Nazaré no mapa dos grandes destinos para os surfistas.

O promontório que divide as praias não explica a diferença da ondulação. Nesse sentido, outras razões justificam o fenómeno.

E estão escondidos no fundo do mar.

 

Em destaque

Subir