Mundo

Vídeo: Estudante hospitalizada recebe diploma de graduação com ajuda de robô

Impossibilitada de abandonar o hospital a contas com um problema de saúde, uma estudante de ‘High School Flore’, em Alabama, Estados Unidos, recebeu o seu diploma como se de um robô se tratasse – um aparelho envolto num vestido com a sua cara a aparecer num ipad. Veja o vídeo.

Cynthia Pettway sofre de um problema de saúde que, de tempos a tempos, a obriga a permanecer no hospital durante alguns dias. Nesta ‘crise’, a estudante natural de Mobile, nos Estados Unidos, ficou impossibilitada de marcar presença na cerimónia de entrega de diplomas de graduação da ‘High School Flore’.

A solução, coordenada entre o hospital e o estabelecimento de ensino, foi recorrer a um robô para a transportar virtualmente para a cerimónia. O rosto de Cynthia era reproduzido por um ipad, enquanto o robô caminhava pelo palco, de vestido.

A estudante contou com cerca de 40 familiares na sala de conferências do hospital, onde surgiu trajada a rigor, como se estivesse efetivamente na cerimónia. De resto, assim que a imagem virtual de Cynthia subiu ao palco, os seus colegas, professores e presentes uniram-se nos aplausos.

“Quando ouvi falar do robô pela primeira vez, não queria fazê-lo. Estava chateada por não poder estar presente e não queria fazê-lo. Sou a primeira neta da minha avô e queria que ela me visse a caminhar no palco, por isso concordei”, conta ao Daily Mail.

“A melhor parte foi quando chamaram o meu nome e eu ‘rolei’ pelo palco. Podia ouvir todos os gritos da cerimónia e todos os aplausos no hospital. Foi emocionante. Chorei muito, lágrimas de felicidade”, acrescenta.

De acordo com a CBS, o aparelho faz parte da equipa do hospital, sendo responsável por transportar os doentes.

A cerimónia foi partilhada pelas Escolas Públicas do Condado de Mobile (MCPSS, sigla em inglês), e tornou-se viral nas redes sociais.

Veja.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=RO9UYYGU98NO

Em destaque

Subir