Mundo

Vídeo: Estudante de 17 anos sofre paragem cardíaca a jogar voleibol

Uma estudante norte-americana de 17 anos colapsou durante um jogo de voleibol na universidade Loganville Christian Academy, na Geórgia (EUA).

Claire Crawford caiu inanimada no chão e entrou em paragem cardiorrespiratória.

Felizmente, a universidade tinha uma equipa de emergência presente no pavilhão e um desfibrilador, fruto do projeto norte-americano SAVE. A rápida intervenção dos médicos acabaram por salvar a vida de Claire, que após ser reanimada foi encaminhada para o hospital.

Após alguns exames, a jovem foi diagnosticada com uma miocardiopatia, patologia relacionada com problemas no miocárdio. Claire Crawford foi depois sujeita a uma intervenção cirúrgica onde lhe foi instalado um bypass no coração.

Os médicos tentaram também saber possíveis problemas antecedentes na família de Claire. No entanto, a jovem revelou que sentiu alguns sintomas antes de sofrer o ataque cardíaco, nomeadamente uma dor no ombro. Chegou a ser operada mas afirmou que a sensação se manteve.

No momento da queda, a sensação foi diferente: “Lembro-me de perder o equilíbrio e de mais nada. Quando caí no chão já tinha perdido os sentidos”, afirmou a estudante à WSBTV.

Uma das partes dramáticas do momento é que os pais de Claire estavam no pavilhão a assistirem ao jogo de voleibol. As imagens foram inclusive captadas pelo próprio pai.

O vídeo está a ser fortemente partilhado nas redes sociais, de forma a alertar os responsáveis para a importância da presença de equipas médicas e desfibriladores nos recintos desportivos.

Em Portugal, recorde-se, tal é obrigatório nos estádios das ligas profissionais de futebol, desde a morte de Miklós Fehér.

Veja o vídeo de seguida. Informamos desde já que as imagens podem chocar os utilizadores mais sensíveis:

https://www.facebook.com/ChildrensHealthcareofAtlanta/videos/10153871515603186/

Em destaque

Subir