Nas Notícias

Vídeo: Estará o tubarão-cobra extinto?

tubarao cobrahttps://www.youtube.com/watch?v=MzzpvX2eqEg

O tubarão-cobra é uma espécie que existe há dezenas de milhões de anos. Quando se pensava que estava extinto, um pescador japonês conseguiu capturar um. Os cientistas ainda o tentaram manter vivo, mas sem sucesso. Haverá mais no fundo do oceano Pacífico?

Um pescador japonês conseguiu capturar um tubarão-cobra, uma espécie que já existia há dezenas de milhões de anos e que se pensava estar extinta. O peixe ainda foi levado para o Parque Marítimo Awashima, no Japão, onde os cientistas tentaram em vão mantê-lo vivo em tanques especiais.

Os fósseis demonstram que o tubarão-cobra quase não mudou de fisionomia, apesar das dezenas de milhões de anos de diferença para o recente exemplar. Tem 300 dentes, afiados como agulhas, em fileiras bastante separadas: servem como ‘garfo’ para capturar a ‘refeição’ preferida, as lulas.

O exemplar capturado no Japão tinha 1,6 metros de comprimento. Os cientistas calculam que, a existirem mais, devem viver abaixo dos mil metros de profundidade, no oceano Pacífico.

Em destaque

Subir