Mundo

Vídeo: Esta máquina não vende t-shirts por dois euros

Uma máquina de venda de roupa barata (uma t-shirt a dois euros) cativa a atenção de algumas pessoas, que não resistem aos inesperados ‘saldos’. Mas esta máquina vende não vende sonhos. Conta-nos pesadelos diários. É uma campanha de alerta para a exploração laboral, que permite aos consumidores comprar roupa barata. Veja o vídeo.

Colocada numa cidade desenvolvida, com o produto a convidar a uma compra fácil, a máquina só exige que se meta uma moeda e que se escolha o tamanho.

Quem resistiria a esta oferta? Alguns não resistem. Colocam a moeda e escolhem o tamanho. Só que não recebem a esperada t-shirt. São surpreendidos com uma campanha que tem como objetivo alertar para a exploração da mão de obra infantil em países pobres.

Primeiro, uma fotografia. “Conheça a Manisha”, pode ler-se. Aqui, o consumidor já franziu o sobrolho. Mas não é tudo.

“Manisha é uma de milhões de pessoas que fazem a nossa roupa barata”, prossegue a mensagem.

A mão de outra compradora foi colocada na boca, em sinal de espanto. O silêncio é a reação de mais consumidores. Todos eles se mantêm colados à máquina das camisolas por dois euros.

Esta máquina vende não vende sonhos. Conta-nos pesadelos diários. É uma campanha de alerta para a exploração laboral

Mas Manisha e outros milhões fazem outras tantas t-shirts por “menos de 13 cêntimos por hora, ao longo de 16 horas por dia”.

A máquina prossegue, com uma pergunta. “Ainda quer comprar esta t-shirt por dois euros?”. Surgem dois botões: “comprar” ou “fazer um donativo”.

Todos os consumidores se transformam e optam pelo donativo. Recebem um “muito obrigado” e percebem por que razão a máquina continua cheia de t-shirts. Ninguém as quis comprar.

Em destaque

Subir