Nas Notícias

Vídeo: Espécie que se acreditava estar extinta em Portugal é captada por câmara de biólogo

As charrelas, mais conhecidas por perdizes-cinzentas (‘Perdix perdix’), é uma espécie de aves que pensava-se estar extinta em Portugal. No entanto, Gonçalo Rosa conseguiu o primeiro registo documentado desta espécie no país há várias décadas, numa região montanhosa de Bragança, no mês de janeiro. Veja o vídeo.

Foi através de uma câmara de foto-armadilhagem que o fotógrafo obteve as imagens únicas. Apesar de ser uma espécie bastante abundante no século XIX nas serras do norte de Portugal, há muitas décadas que os animais não eram vistos em terras lusas.

“Este é um registo muito interessante, dado que a charrela era uma espécie abundante no século XIX, nas terras altas do Norte, escassa na primeira metade do século XX e ausente depois disso”, explicou Paulo Catry, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do ISPA.

“Vejo muita coisa com as câmaras de foto-armadilhagem que instalo na natureza, como o lobo-ibérico e o gato-bravo. Naquele dia, a mesma câmara captou uma raposa e um javali. Mas quando vi a perdiz-cinzenta, fiquei de queixo caído”, contou Gonçalo Rosa à revista científica ‘Wilder’. Já em 2014 foi o primeiro a registar uma nova espécie de mamíferos na Serra de Montesinho: dois ratos-das-neves.

Inicialmente apareceu uma charrela, mas horas depois surgiu um bando com cinco elementos. Nas imagens é possível ver os animais a alimentar-se, por entre o amontoado de neve, sem se aperceberem que estavam a ser filmadas.

“Era um bando de, pelo menos, cinco animais. Não estava à espera de as ver entrar pelo bosque”, disse o biólogo.

Apesar deste avistamento em terras portuguesas, os cientistas afirmam que isto não significa “que exista um aumento da frequência da espécie no país”.

Isto porque, no último século, a espécie diminui drasticamente de população em todos os países onde podemos encontrá-la. Por exemplo, a população presente no Reino Unido regrediu cerca de 80 por cento. Já em Portugal, a espécie é atualmente dada como “possivelmente extinta”, de acordo com a Lista Vermelha da UICN.

Confira aqui o as imagens:

Em destaque

Subir