Mundo

Vídeo: Erupção do vulcão Popocatépetl deixa México em alerta

O Popocatépetl, o segundo vulcão mais alto do México, entrou em erupção. A população de várias localidades está em alerta, preparando-se para fugir caso seja emitida a ordem de evacuação. A coluna de fumo ultrapassou os três quilómetros de altura.

Foram registadas 143 exalações de baixa intensidade, acompanhadas da emissão de vapor de água e gás, adiantou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (Cenapred).

Pelo menos cinco municípios – Tlalnepantla, Tlayacapan, Totolapan, Jiutepec e Cuernavaca – foram afetados pela queda de cinzas, fenómeno que perturbou o quotidiano. Não houve, porém, registo de queda de pedras.

Javier Bermúdez Alarcón, responsável máximo do Cenapred, tem insistido nas recomendações a adotar por quem vive perto do Popocatépetl: evitar sair de casa, proteger olhos, nariz e boca, tapar portas e janelas e cobrir reservatórios de água para evitar a contaminação.

O aumento da atividade do vulcão levou o Cenapred a emitir o aviso amarelo, o segundo mais grave numa escala de três (verde, amarelo e vermelho).

As equipas municipais da Proteção Civil estão de prevenção.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=BO7KMNK26W91

Em destaque

Subir