Mundo

Vídeo: Envolveu-se em discussão com comentários xenófobos e a Internet não perdoou

Um homem foi captado num restaurante de Manhattan, nos Estados Unidos, a atirar comentários xenófobos para duas clientes depois de as ouvir falar em em espanhol. Ameaçou chamar o serviço de Imigração, mas acabou por ser alvo de uma campanha, na internet, com o único fim de lhe tornar a vida mais difícil. Veja o vídeo.

“O meu palpite é que nem sequer têm documentos, portanto o meu próximo passo é chamar o ICE [Serviço de Imigração] para expulsar cada uma delas no meu país”, ameaça.

O homem exalta-se cada vez mais à medida que a ‘conversa’ se vai desenrolando, com os comentários xenófobos a serem uma constante. “Eu pago pelo seus cuidados de saúde, pela sua possibilidade de estarem aqui. O mínimo que pode fazer é falar em inglês”, atira.

O episódio ganhou outras dimensões quando foi partilhado nas redes sociais e, por conseguinte, a identidade do homem foi descoberta.

De acordo com Huffington Post, trata-se de Aaron Schlossberg, um advogado cujo perfil na página da sua firma indica que fala quatro línguas, entre as quais espanhol. Além disso, já foi visto com grupos de extrema-direita e terá contribuído com 500 dólares para a campanha de Donald Trump.

Perante este cenário, a viralidade do acontecimento levou a uma ‘campanha’ por parte dos utilizadores da Internet, com o único objetivo de tornar a vida de Schlossberg mais complicada.

Além das inúmeras mensagens enviadas para a sua firma de advocacia, a morada desta foi também alterada no Google Maps, de forma a aparecer como se se tratasse de um… restaurante espanhol.

Houve quem tivesse ido ainda mais longe e criado uma página de doações para contratar uma banda de Mariachi que fosse cantar ‘La Cucaracha’ em frente ao escritório. O objetivo era alcançar 500 euros, mas foram angariados mais de 1000.

 

As ‘partidas’ na Internet deram destaque ao caso, ao ponto do contrato de arrendamento do escritório de Aaron Schlossberg ter sido cancelado e alvo de uma queixa formal junto do conselho de disciplina estatal.

Adriano Espaillat, deputado democrata, e o autarca Bronx Ruben Diaz Jr. afirmaram que as imagens constituem “um ataque humilhante e insultuoso a mais de 50 anos de progresso que esta nação fez desde o movimento de direitos civis”.

Veja o vídeo que está na origem da polémica e, em baixo, o advogado a fugir aos jornalistas quando o assunto viralizou.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=G3HODWNXNXS8

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=9K211696W7N1

Em destaque

Subir