TV

Vídeo: Ensenada, a cidade fantasma que nasceu com a erupção do Calbuco

Depois de sono profundo de quase meio século, o vulcão Calbuco, no Chile, acordou ontem em força: a cidade de Ensenada teve de ser evacuada e o fumo já está a chegar a Buenos Aires, na vizinha Argentina.

Até faz impressão: graças ao Calbuco, o vulcão que ontem entrou erupção após 43 anos de sono profundo, Ensenada, no Chile, é agora uma cidade fantasma.

A ordem de evacuação foi cumprida quase à risca: tirando os polícias e os bombeiros, contam-se facilmente os ‘maluquinhos’ que ficaram na cidade chinela a apreciar o dantesco espetáculo.

Com o despertar violento do Calbuco, localizado perto da cidade portuária de Puerto Montt, as autoridades chilenas emitiram um alerta vermelho e mandaram evacuar várias localidades (com destaque para os 1500 habitantes de Ensenada) num raio de 20 quilómetros, com 4443 pessoas a serem retiradas da “zona de catástrofe”.

Porém, há cada vez mais pessoas a afluir à região para tentarem assistir, mesmo que seja de longe, a um espetáculo que impressiona tanto quanto aterroriza.

É que o vulcão despertou mesmo em força: o fumo da erupção já está prestes a abraçar a cidade de Buenos Aires, a capital da vizinha Argentina, a cerca de 1400 quilómetros de distância.

No aeroporto de Ezeiza, o principal de Buenos Aires, foram cancelados todos os voos internacionais, assegurados por American Airlines, United Airlines, Delta e Air France.

No Uruguai, outro país vizinho do Chile, também há registos de chuva de cinzas.

Os especialistas chilenos revelaram ainda que o vulcão ‘cresceu’ com este violento despertar. “O Calbuco tinha duas crateras antes da erupção, agora tem seis”, informou o diretor do Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin), Rodrigo Álvarez.

Em destaque

Subir