Mundo

Vídeo: Encontrado submarino com um século e… 23 cadáveres a bordo

Um submarino alemão da I Guerra Mundial (1914-1918) foi encontrado ao largo da Bélgica. Encontra-se a uma profundidade entre os 25 e os 30 metros e tem 23 cadáveres a bordo.

“É uma descoberta muito particular e surpreendente”, comentou Carl Decaluwe, o governador da Flandres Ocidental, sem no entanto precisar sobre quem o encontrou ou como.

O submarino, do tipo UB-II, terá afundado após colidir com uma mina, que danificou a proa. Apesar do impacto, “continua fechado e com 23 pessoas no interior”, revelou Carl Decaluwe.

Com 27 metros de comprimento e seis metros de largura, o navio encontra-se num ângulo de 45 graus e  a uma profundidade entre os 25 e os 30 metros.

As autoridades belgas acreditam que o UB-II integrava a Flotilha da Flandres, um esquadrão alemão posicionado junto a Bruges que tinha por missão bloquear as ligações marítimas do Reino Unido no Canal da Mancha e no Mar do Norte, isolando os britânicos da guerra no continente.

“O normal, neste tipo de submarinos, era haver uma tripulação com 22 elementos e um comandante”, acrescentou o governador belga, citado pela Associated Press.

O navio encontra-se num excelente estado para a idade, que ronda os 100 anos, e tendo em conta que terá embatido numa mina. O exterior encontra-se coberto por algas.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=9M7AODD5OX2S

Em destaque

Subir