Ciência

Vídeo: Encontrado navio com 100 anos que esconde segredos da Guerra Hispano-Americana

Um navio da Guarda Costeira dos EUA que participou na Batalha da Baía de Manilha, em 1898, foi ontem encontrado afundado ao largo de Point Conception. O Cutter McCulloch estava desaparecido há exatamente 100 anos: a 13 de junho de 1917, colidiu com um navio a vapor de passageiros, o SS Governor.

Apesar do denso nevoeiro na altura do acidente, praticamente toda a tripulação foi salva.

“A descoberta do McCulloch é resultado de uma excelente colaboração com a Guarda Costeira, [instituto] Bathymetric Research e outros parceiros”, adiantou Robert Schwemmer, o arqueólogo que liderou a expedição.

“É uma descoberta que vai trazer dados novos sobre um importante capítulo da história da Guarda Costeira e da Marinha e que nos dá a oportunidade de homenagearmos Frank Randall, o engenheiro que foi a única baixa americana na Batalha da Baía de Manilha, e John Johansson, o oficial que morreu de lesões provocadas pela colisão com o SS Governor”, acrescentou o especialista.

Apesar do elevado valor histórico, o navio vai continuar no fundo do oceano Pacífico. A lei dos Artefactos Militares Afundados, de 2004, proíbe qualquer intervenção em navios afundados que pertençam a organismos do Estado.

O Cutter McCulloch, o maior cruzador dos Estados Unidos em 1897 e que custou quase 200 mil euros, integrou a frota norte-americana que destruiu a armada espanhola na primeira das grandes batalhas marítimas da Guerra Hispano-Americana.

Equipado com motor a vapor e três mastros, atingia uma velocidade de cruzeiro de 17 nós.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=XGUD79WS6XNA

Em destaque

Subir