Mundo

Vídeo: Empresa belga coloca chips subcutâneos em trabalhadores

A belga Newfusion decidiu instalar chips, de um tamanho de um grão de arroz, para que oito trabalhadores possam entrar nas instalações da empresa. A decisão, controversa, gerou críticas de organizações de defesa dos direitos humanos, que consideram a medida uma invasão da privacidade, temendo a abertura de um precedente. Veja a reportagem.

Oito trabalhadores da Newfusion transportam no interior do corpo um chip que lhes permite abrir as portas da empresa. Trata-se de um sistema radical, que tem como finalidade proteger as instalações, em virtude de reiteradas perdas de cartões que permitiam a entrada.

Com aquele chip subcutâneo, os funcionários em causa podem entrar nas instalações da empresa, bem como aceder aos computadores pessoais.

Porém, há questões éticas que se levantam, nomeadamente a questão da privacidade e a possível abertura de um precedente. Há diversas organizações que consideram que, com este procedimento passa a ser possível controlar os trabalhadores, invadir a sua privacidade e, desse modo, desrespeitar um dos seus direitos.

Veja a reportagem da Euronews:

Em destaque

Subir