Nas Redes

Vídeo: Empenho de Marcelo relembra programa da ditadura

Marcelo Rebelo de Sousa tem sido uma presença tão constante na televisão, nos últimos dias, que os mais antigos começaram a lembrar-se do ‘Conversas em Família’, o programa do professor Marcello. Mas Marcello Caetano, o último Presidente do Estado Novo.

Os mais antigos não conseguem esquecer aquele programa. Portugal viva sob a ditatura e Marcello Caetano aparecia regularmente na RTP, para dar conselhos paternais à população.

“Sempre que Marcello falava, no dia seguinte os preços subiam um tostão”, recordam alguns.

Esta semana, o Presidente Marcelo, o professor Marcelo Rebelo de Sousa, falou ao País, a propósito dos incêndios. Mas nem precisa de marcar uma “declaração ao País”: aparece nos noticiários, a consolar as vítimas, é protagonista de diretos nos locais das tragédias… E leva os mais antigos a recordarem-se do ‘Conversas em Família’, com um outro professor Marcello.

Há ainda uma curiosidade que tem ajudado a avivar esta memória: Marcelo (Rebelo de Sousa) deve o nome a Marcello, o Presidente em ditadura que foi padrinho de casamento dos pais do Presidente da (III) República.

O ‘Conversas em Família’ estreou a 8 de janeiro de 1969. Sem direito a contraditório (o que levou o Governo de Santana Lopes a correr com Marcelo Rebelo de Sousa da TVI) nem moderador, Marcello Caetano doutrinava a nação, procurando desmentir os boatos que viralizavam num tempo sem redes sociais e… com censura.

O último episódio ocorreu a 28 de março de 1974. Veja um excerto:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=56DS2SX8AR5N

Em destaque

Subir