Mundo

Vídeo: Embaixador dos EUA em Portugal elogia o país no último discurso

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal elogiou o país no seu último discurso, enaltecendo várias facetas que Portugal possui.

Robert Sherman, o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, chegou ao país há três anos, indicado por Barack Obama e, na próxima sexta-feira, dia da posse de Donal Trump como Presidente dos Estados Unidos, o embaixador regressa à sua cidade natal de Boston.

O último discurso do diplomata decorreu no dia de ontem, em Lisboa, num almoço-conferência organizado pela embaixada dos Estados Unidos, Associação Amizade Portugal/EUA, Câmara de Comércio Americana em Portugal e pelo American Club, contando com a presença de mais de 200 pessoas, entre as quais o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto. Para além destes, a conferência também contou com a presença de representantes diplomáticos de Taiwan, Suécia, Rússia, Ucrânia, Japão Bélgica e Hungria.

Robert Sherman começou por recordar que os Estados Unidos são o principal parceiro comercial de Portugal além da União Europeia, apontando exemplos como a compra da TAP e os candidatos à venda do Novo Banco. Também destacou o número elevado de estudantes e turistas americanos a visitar Portugal.

O embaixador enalteceu a transformação de Portugal nos últimos anos, a nível nacional e internacional. Exemplo disso foi a eleição de António Guterres, um “homem de Estado”, para secretário-geral das Nações Unidas.

“Quando as nações do Mundo precisaram de um novo líder, num dos momentos mais turbulentos e críticos, para onde é que olharam? Para Portugal. O trabalho de secretário-geral das Nações Unidas exigia um homem de Estado e ninguém estava mais bem qualificado do que António Guterres”, explicou o embaixador.

Na opinião do diplomata, Portugal passou “de um país que não acreditava em si próprio e que não acreditava que podia ter um papel a nível mundial para um país que está a fazer coisas fantásticas a nível de tecnologia, política, em particular com António Guterres, e desporto, com a seleção nacional de futebol”.

Robert Sherman ficou conhecido pelos portugueses devido ao seu apoio incondicional à seleção nacional no campeonato europeu de futebol de 2016. O diplomata voltou a elogiar a seleção portuguesa, dizendo que o trabalho em equipa é o segredo do sucesso dos portugueses.

“Se jogarem em equipa e acreditarem em vós mesmos, conseguirão alcançar grandes feitos. Procurem outros para se juntarem a vocês, acreditem nas vossas ideias e farão coisas fantásticas”, afirmou, numa mensagem aos portugueses, que considera o povo “mais simpático, amável, acolhedor” que alguma vez conheceu em todo o mundo.

“Juntando as nossas capacidades com as capacidades aqui em Portugal, será possível alcançar grandes feitos para os dois países. Vocês têm tecnologia que nós não temos, os Estados Unidos têm investidores que vocês precisam aqui em Portugal, no mundo empresarial”, referiu.

Num discurso emocionado, Robert Sherman garantiu que os portugueses ficarão para sempre no seu coração e que estes foram os melhores três anos da sua vida.

Veja aqui um dos vídeos de apoio à seleção portuguesa protagonizada pelo diplomata:

Em destaque

Subir