Nas Notícias

Vídeo: Em caso de acidente chame um drone

drone ambulancia Em situações de emergência, os primeiros minutos costumam ser fundamentais, mas nem sempre as ambulâncias chegam a tempo. A solução proposta por um universitário é um drone capaz de aumentar as taxas de sobrevivência até aos 80 por cento.

A resposta imediata é, na maioria dos casos de emergência, fundamental para garantir a sobrevivência da pessoa. A reanimação cardiopulmonar e o estancar das hemorragias são os exemplos mais conhecidos a nível geral.

Mas quantas vezes são conhecidos casos em que o socorro não chegou a tempo?

Em especial nas grandes cidades, com o tráfego a bloquear a passagem das ambulâncias e do pessoal médico, a resposta não chega com a velocidade necessária.

Alex Monton, um estudante universitário da Delft University of Technology, na Holanda, acredita ter uma resposta capaz de aumentar até 80 por cento (segundo os estudos que o próprio tem realizado) a taxa de sobrevivência em situações de emergência.

A proposta de Alex Monton é o ‘drone ambulância’. Para evitar que a ambulância fique bloqueada e não chegue a tempo, as equipas de emergência passariam a enviar um drone com  material essencial de primeiros socorros, como alguns medicamentos e até um desfibrilador.

O ‘drone ambulância’ está também equipado com tecnologia de comunicação, permitindo às centrais das equipas de emergência ‘ter’ olhos e mãos no local.

Através desse sistema de comunicação, os médicos nas centrais poderiam orientar a pessoa que deu o alarme, ajudando-a a aplicar os procedimentos necessários até à chegada da equipa de emergência.

Veja a simulação de um ‘drone ambulância’ num caso de ataque cardíaco:

Em destaque

Subir